ASSUMA-SE (autoestima, orgulho e aceitação)

1) Por mais que existam piadas, comentários, opiniões e até religiões reforçando o preconceito e a homofobia e tentando esculhambar os homossexuais, lembre-se de que a sua orientação sexual não vale menos do que as demais, nem é motivo de vergonha. Você não é melhor ou pior do que os outros (muito menos sujo, pecador, culpado ou doente) por ser homo, bi ou heterossexual. Sua sexualidade é apenas mais um detalhe sobre você, assim como a cor dos seus olhos.

2) Sair do armário pode ter um custo na vida pessoal que deve ser avaliado. Mas também pode trazer benefícios. O fim das mentiras é sempre um alívio. Vencido o estranhamento inicial, suas relações ficam mais próximas, profundas e autênticas, com parentes e amigos gostando de quem você é de verdade. Além disso, você faz sua parte para que a sociedade assimile melhor a diversidade, ao mostrar a ela referências diferentes dos estereótipos. Pense nisso e tome sua decisão, no momento oportuno e para as pessoas que julgar adequado (você não precisa dividir sua intimidade com todo mundo).

3) Dê apoio àquele(a) amigo(a) que saiu ou foi retirado(a) do armário. Mesmo se foi uma decisão precipitada ou as conseqüências foram desastrosas, jamais lamente ou critique. Um e-mail, um telefonema, um convite para um café (ou, em casos extremos, uma mãozinha para conseguir um novo lar ou um novo emprego), são boas maneiras de ajudar.

4) Não tenha medo de andar de mãos dadas, beijar e fazer as mesmas carícias que outros casais podem trocar em locais públicos. Ninguém tem o direito de pedir que você pare de fazer aquilo que é permitido aos demais. Expressar seu carinho não significa agredir ninguém e você não precisa ficar constrangido por isso.

5) Da próxima vez que você ouvir uma piada escrota ou um comentário maldoso contra homossexuais, não finja que acha natural, muito menos engraçado. Avalie quem são seus interlocutores e, se você achar que vale a pena, mostre que essas visões são fundadas em preconceitos e ideias inadequadas. Muitas vezes, o problema é de falta de informação (o que também vale para quem fala em “homossexualismo” e “opção sexual”). Você pode ajudar a mudar a mentalidade sem se tornar um patrulheiro chato.

6) Não semeie o preconceito interno. Você pode preferir alguns estilos, tribos ou grupos, com quem tem mais afinidade. Mas isso não lhe torna melhor do que os “afeminados” (ou as “masculinizadas”), pobres, nordestinos, negros ou gordos, nem lhe dá o direito de desprezá-los ou humilhá-los. Não faz sentido gays falarem mal de travestis, travestis falarem mal de lésbicas, lésbicas falarem mal de gays...

51 comentários:

Marco de BH disse...

lindíssima iniciativa...
agora, mãos a obra!
beijos aos seis!

Anônimo disse...

Adorei :)
Parabéns a todos :)

Lilian Werneck disse...

Parabéns pelo maravilhoso trabalho! Fui apresentada pela Nina!! Nossa, iniciativas como essa só me deixa mais orgulhosa com tudo o que nos envolve!! Parabéns, queridos e queirdas!!!

Grazi MedSan disse...

Essas 30 idéias vão contribuir de forma relevante para a tomada de iniciativa de muitas pessoas... Muitos não sabem sequer que possuem direitos, muito menos que existem formas de se lutar por eles! Fiz a minha parte colocando o banner de vocês em meu blog e divulgando a iniciativa de vocês! Parabéns!!!

MaxReinert disse...

Parabéns pela iniciativa!!!! Com certeza vou ajudar a divulgar e, principalmente, praticar essas idéias!

Pavinatto disse...

BRAVO!

AlterEgo disse...

Muito boa iniciativa, parabéns a todos... abraços.

Cames disse...

Amei a idéia! Muito bem bolado, mto bem feito! Parabéns!

bjs Cames

Diversidade sexual, poder e diferença disse...

Muito bom!!! Muita informação útil reunida num único espaço. Adorei e estou divulgando.
Beijos!

Anna V. disse...

Parabéns pela iniciativa. Já publicamos em nosso blog e linkamos. É muito legal ver gente que "faz acontecer" e que faz isso de uma forma tão competente.

MaxReinert disse...

http://www.noghetto.caixadepandora.com.br/2009/06/30/30-ideias-para-a-causa-lgbt/

Divulgação feita!

Pela Fresta disse...

Adorei o texto e as idéias! Parabéns pela iniciativa.

marceloDC Desenvolvedor e Ceticismo disse...

A iniciátiva só merece apoio, porém a questão fundamental no item 1 é lembrar do LAICISMO COMPLETO (não se limitando ao Estado): É PECADOR SIM, E DAÍ? Cada religião tem direito em ter os valores INTERNOS que quiserem, DESDE QUE NÃO INTERFIRAM FORA (e junto à menores). Há as que discriminam e as que não discriminam, caso queira seguir uma vá a que aceite os GLBTT, ou seja, não te considere pecador.
E por favor, a lâmpada está desatualizada, lâmpada INcanDEsCENTE é indecente (está até dentro do nome!)!

Luiz Henrique disse...

Muito interessante pessoal. Dicas simples e que intimam a consciência de cada um que as lê. Vou divulgar assim que o semestre terminar e já virei seguidor do blog.
Abraço a todos. =)

O Público Alvo - LGBT disse...

Excelente iniciativa, parabéns!
já estou divulgando em meu Blog.
Sucesso a todos vocês.
Abraços

Millah disse...

Luxoooooo ahasouuuuuuuu coloquei até uma pequena materia no meu blog falando sobre este espaço...Parabéns!!!!!

www.millahmix.com

MAD disse...

Adorei! Acho importante que os homo e bissexuais possam se assumir ao mundo e que reclamem os seus direitos. E isso não só dá dicas a eles como também facilita a vida de alguém que esteja querendo sair do armário. Eu adoro os gays/lébiscas/bi assim como adoro os héteros. Isso não me importa, não ligo para as diferenças. Por isso, VIVA AS DIFERENÇAS!!!

Abrações e parabéns pela iniciativa,

MAD.

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa da "cartilha" !!! Muito bem redigida e esclarecedora!! Aí vai uma idéia, hmm..focar em noticias ou acontecimentos que exemplifiquem as propostas da cartilha, como uma motivação! ou senão, as principais noticias a respeito de leis a favor da comunidade LGBT para incentivar as pessoas a procurar por mais notícias e quem sabe se tornar um leitor ativo do assunto!

a segunda idéia: uma foto bem produzida vale mais que mil palavras. Minha sugestão seria, a criação de fotos em especifico abordando os titulos principais da cartilha (ou talvez algum secundário importante!), que serião assuma-se, oriente-se, engaje-se e defenda-se, em uma linguagem visual de impacto destinada ao publico LGBT, com a exposição de um breve texto e um convite para acessar o blog e ler mais a respeito.

Divulgação é sempre importante, então eu já estou fazendo minha parte! Grande Abraço!

L.

WIZARD disse...

Galera super parabens amei a idéia e a iniciativa - inteligente e eficaz!

Guy Franco disse...

Muito bom o site. É como se uma pessoa gritasse na multidão: "quem quer ajudar a causa LGBT põe o dedo aqui que já vai fechar"

Unknown disse...

Fantástica iciativa! Toda a equipe está de parabéns. Muitas coisas que acontecem poderiam ser evitadas se houvesse uma real mobilização da "categoria" (não achei termo melhor, desculpem!). Somos, em sua maioria, passivos nas ações.

Como posso colaborar para divulgar?

menina disse...

vcs estão de parabens esse blog ta perfeito

Duani Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Duani Lima disse...

OI GALERA! OLHA SÓ EU TINHA COLOCADO UMA IMAGEM DAS 30 IDÉIAS NO MEU BLOG. SO QUE MUDEI O BLOG E PERDI E NÃO LEMBRO ONDE ENCONTRÁ-LA.
ALGUÉM PODE ME AJUDAR?
BEIJOSS \O/

Anônimo disse...

ou demais segui o conselho de vcs e me assumi pra minha mãe e meu irmão, a dias atrás, agora só falta pro meu pai.
valeu mesmo hoje sou mais feliz.

Anônimo disse...

galera peço a ajuda de vcs e se puderem ajudar este site seria muito bom unirmos forças, estive lá e é um site que está começando agora mas de extrema dignidade: o cidadania gay, inserindo os gays na sociedade:http://cidadaniagay.ning.com/, seria muito interessante e sem falar de tem um kado de gente lá confusa e precisando de ajuda. obrigadão.

Luix disse...

Olá!

Não pude deixar de comentar aqui...

Comecei meu blog justamente como uma tímida contribuição da minha parte para tentar compensar todos os meus anos de silêncio perante as atrocidades sociais que já presenciei.

Infelizmente eu ainda luto muito pouco por todas as causas que acredito mas espero poder me inspirar e quem sabe inspirar os outros com idéias tão boas quanto as do seu blog!

Bjos!

Herycon Biazzi disse...

No geral só tememos o que não conhecemos, heteros que nos recriminam é por não nos reconhecem no dia a dia, não devemos ter medo de nos mostrar a sociedade!

http://herycon.blogspot.com/

disse...

gente
ADOREI
;]

Alexandre Ferreira Gaspar disse...

Parabêns....e uma coisa é mais que verdade, se queremos reais mudanças, respeito e etc, temos de começar a mostrar que não há nada de errado com a orientação de alguém, e que ela pode e deve agir naturalmente, afinal de contas, somos todos iguais, somos todos humanos.

Adorei o blog, mais um para seguir e acompanhar sempre.

Homem, Homossexual e Pai disse...

perfeito! parabens! se todos fizerem sua parte...o mundo ha de melhorar!

jackson Silva disse...

então ,tento ajudar contra toda forma de preconceito pois simpatizo,
em duas semanas estarei lançando um cd e em letras tento combater eese preconceito,ja estou tentando mobilizar a galera agora pois ja é mais uma ajuda atraves da musica,eltro rock legal,visita meu b,og da uma olhada nas poesias se puder me ajudar a divulgar pra gaera,acredito que poderei contribuir para colocar na cabeça das pessoas que somos iguais!!saudações!!

Leco Vilela disse...

Olá,

Primeiramente, obrigado pelo comentário no Gays in the Jungle! Sinta-se bem vindo pra participar...

Não me engano, acredito que como muitos que dizem não ir e vão, existem aqueles que ultrapassaram essa barreira e assumem que vão. Tudo tem sua excessão isso é óbvio.

Anônimo disse...

Olha tudo isso é muito bucólico, angelical e até mesmo talvez uma boa idéia, mas como tudo aqui escrever é fácil, idealizar também é fácil, porém a realidade é outra e bem diferente, um exemplo bem claro disso é próprio preconceito entre o pessoal GLS, bem exemplificado no blog do Uomini, alias um dos editores deste blog é só ler os textos dele para ver a chacota e piadas que eles faz com as outras formas de relacionamento entre pares que não são como os relacionamentos dele . Se é que aquela pessoa sabe se relacionar !!

Portanto amigos é horas de rever tudo aqui !

Uno abraço

SERGIO VIULA disse...

Muito boa essa iniciativa. Sou totalmente a favor do orgulho gay, mas exatamente esse que vcs defenderam aqui: nem melhor, nem pior. Apenas diferente. Orgulhosamente diferente!!!

Beijão,
Sergio Viula
www.glsgls.blogspot.com

Anônimo disse...

Não sou gay, mas tenho um filho gay.
Ele me ensinou tanta coisa que, muitas vezes, me pergunto quem é "mãe" de quem. Ele me ensinou, por ex., o que é se aceitar, "se saber"; me ensinou também que o medo não protege, nem meu medo por ele e, muito menos, o medo de assumir-se. O que protege é o respeito por si mesmo. Aqui em casa sempre o apoiamos, muito mais por amor do que por "compreendê-lo", por entendermos a natureza de sua sexualidade. Foi ele, com suas atitudes, quem nos ensinou. Talvez tenha sido bem aquela história de - uma mão lava a outra.
Quero parabenizar a todos pelo maravilhoso trabalho e dizer que muito já foi feito, mas há muito o que fazer, como todos vcs também sabem. Muitas coisas que estão listadas aqui nós já vivemos e continuamos vivendo na pele (digo nós, referindo-me a mim e a meu filho).
Uma coisa que percebo é que todo e qualquer preconceito tem muito mais a ver com nossa escuridão íntima do que com os "valores morais" apregoados, usados como desculpa para a ignorância. O que pude constatar ao longo da vida, é que a intolerância é antes de qualquer outra coisa, a "vingança possível" contra a vida vivida (e quem paga é o "diferente") do que uma convicção sustentável e lúcida do que pode, do que não pode, do certo e errado, do pecado e da "santidade". Não sei se me faço entender.
São seres humanos, Deus meu, nada mais nada menos, com toda potencialidade de qualquer ser humano, com os mesmos sonhos, com a mesma dignidade, com os mesmos sentimentos, necessidades e desejos.
Enfim, meu objetivo aqui é seguir vcs e, com minha presença, dar uma singela contribuição apoiando e participando, dessa maneira, das batalhas a serem travadas para conseguir as mudanças necessárias e indispensáveis que precisam acontecer o mais rápido e efetivamente possível.
Se houver como participar mais, estou às ordens.
Convido vc, Daniel, e todos os demais, a tomar um chocolate comigo em meu blog e, se for do vosso agrado, seguir-me. Ficarei muito contente com a presença de cada um de vcs, que merecem ser chamados "cidadãos" pela participação ativa nessa sociedade que ainda está (e sempre estará), em plena formação.
Beijos.

BHY disse...

Marco de BH, Mariposo-L, Lilian Werneck, Grazi..., MaxReinert, Pavinatto, AlterEgo, As Beliscas, Regina Facchini, Anna V., Renata J., Luiz Henrique, Glauco Silva/Glaukito(s), Millah, MAD, THE WIZARD, Guy Franco, AMANDYKKA, hellomotta, Homossexual e Pai, Sergio Viula, muito obrigado pelos comentários carinhosos.

MarceloDC, a lâmpada é uma metáfora para ideia, uma boa ideia, isso nunca está desatualizado. E incandesce, põe-se em brasa, dá a cara pra bater, se mostra.

Secretária, adorei SUAS ideias. Por que não as realiza e avisa a gente aqui? A gente fez aqui. Faça aí.

Evarist, Alexandre Ferreira Gaspar, Sr. Silva e Herycon, para divulgar é só falar pra Deus e o mundo sobre o blog, linkar no seu blog e sempre que possível tocar no assunto, que nós somos normais e que temos o direito de ser respeitados como seres humanos, inclusive e principalmente juridicamente, como vocês disseram.

Duani Lima, você pode colar o banner usando os códigos que estão nessa página http://bit.ly/12tLYu

RODO´X, parabéns! Quanto a parcerias, o blog tem como característica ter esse layout fixo. Mas como você já comentou aqui, tá divulgado.

Luix, qualquer ação é movimento e se é pro bem, vai dar resultado. Fique firme.

Sunklish, mas você não pode simplesmente pegar o que lê no blog do Uomini e considerar que ele é apenas daquele jeito. Ninguém é somente uma coisa. Aliás, é isso que nós combatemos aqui, a visão pequena e moralista de que se alguém age de determinada maneira, isso o desqualifica. Muito antes pelo contrário. Abra sua mente. Esse blog é o 30 Ideias, não do Uomini, ainda que ele tenha participadoi, coisa natural já que ele pode ser o que quiser, inclusive um grande contribuidor desse blog. É hora de você rever suas opiniões.

Lua Nova, seu filho lhe ensinou tantas coisas não porque ele é gay, mas porque ele é um cara especial, que consegue perceber o mundo que o cerca e trazer algo positivo dessas observações. Isso é sensacional.E sim, todo e qualquer preconceito tem a ver com julgamentos morais, de coisas que discordamos e achamos que podemos fazer com que o outro seja punido por isso. Cada um é livre pra fazer da sua vida o que bem quiser, só não deve achar que pode fazer o que bem quiser da vida alheia.

Boa sorte a todos e mais uma vez, obrigado!

Wagner disse...

Muito bom este tipo de post! É esclarecedor e muito estimulante! Parabéns pelo trabalho!

Cordelirando disse...

Queremos parabenizar pelo site e aproveitar para convidar você a visitar nosso blog www.cordelirando.blogspot.com onde você poderá ler o mais recente cordel intitulado VISÃO DO "STF" SOBRE A LEI FICHA LIMPA.
Um forte abraço!

Anônimo disse...

Muito bom o post... é válido dar esse tipo de informação, pois muitos se vêm perdidos em meio a tantas opiniões.
Parabéns!

Miss X disse...

Iniciativa fantástica, fiz questão de divulgar!

BHY disse...

Salete Maria, Sibill e Miss X, obrigado pelos comentários. ;-)

Jenefer Cullen Neto disse...

Qd der, visite tb meu blog de humor!
Um graande abraço e parabens pelo blog
www.santaingnoranca.blogspot.com
@santaingnoranca

SERGIO VIULA disse...

Adoro esse blog! Vcs são maravilhosos!

Vejam essa entrevista sobre homofobia e fundamentalismo:

http://paroutudo.com/noticias/2010/12/22/ex-ex-gay-escreve-livro-e-defende-que-lgbts-podem-enfrentar-discurso-homofobico-de-religiosos/

Preconceito Igual Burrice - P.I.B disse...

oi tdb?
estou fazendo parte de uma corrente entre blogs, rapassando um selo que recebi para os blogs que acho interessante, e separei o seu também
se estiver afim de receber o selo é só copiar lá do meu blog
abraços

Alecky disse...

Nem sempre é facil assumir, tem hora que os pais fingem que voce nao e assim e que basta ficar com alguem do sexo oposto pra tudo se resolver.
http://meumundo-alecky.blogspot.com

"Carol docE" disse...

A-ME-IIII o blog.
To seguindo e vou acompanhar, certo.
Apoio a causa, visto a camiseta e levanto a bandeira.
Sucesso.
Beijos.

Equipe Diversidade Católica disse...

Que iniciativa incrível e bem feita! Parabéns! E obrigado pelo apoio...
;-) Caso possamos ajudar de algum modo, entre em contato conosco, ok?

Um forte abraço.

Equipe Diversidade Católica

_lua_ disse...

Olá.
Adorei a iniciativa, apoio a causa e visto a bandeira.
Chega de preconceitos.

Bjs da lua.

=)

Uma Cara Comum disse...

Gente, como faço pra entrar em contato com algum de vcs e sugerir algumas adequações nos textos? Sabe como é, né? O tempo passa e tem coisa que precisa ser atualizada por aqui...

Qualquer coisa, entre em contato comigo através do meu blog (lá tem os meus contatos):

http://umpotedeouro.blogspot.com.br/

Um abraço e parabéns!

N.B. disse...

Então, o texto é genial e sensato. Grande abç a todos os autores!